Receba novidades no seu e-mail

Boas notícias para quem gosta de café

Um artigo publicado na revista Heart (Fung K, Biasiolli L, Hann E, et al. 9 Effect of coffee consumption on arterial stiffness from UK biobank imaging study. Heart 2019; 105:A8-A10.), do grupo do The British Medical Journal, trás boa notícia para os apreciadores de café.
Com uma casuística de mais de oito mil participantes, e utilizando a análise de dados obtidos por ressonância magnética do sistema cardiovascular e da onda de pulso periférica, foi possível concluir que o consumo de café não participa do endurecimento da parede dos vasos sanguíneos.
A importância dos achados é que a alteração de tais medidas, demonstrando endurecimento dos vasos sanguíneos, é preditora de eventos circulatórios desfavoráveis. Mesmo quem tomava mais café, com uma média de cinco xícaras por dia, não apresentava aumento na pressão arterial ou frequência cardíaca.
Os especialistas acreditam que estes dados trarão mais tranquilidade para este assunto controverso, pois os achados são suficientes e esclarecedores: café não endurece os vasos. Nossa opinião é que tal observação, tomada em seu aspecto prático, exclui o café como causador de doença cardiovascular. Os apreciadores agradecem.

© Copyright 2018. Todos os direitos reservados

Alt - Criação de Sites